Doença cardíaca canina não é problema de latido! É uma condição séria que afeta mais cães do que você pensa e algo tão comum quanto um sopro no coração pode ser uma bandeira vermelha para esta condição! O Colégio Americano de Medicina Interna Veterinária diz que um sopro cardíaco é o resultado de sangue que flui do coração que é anormal. Assim como nas crianças, alguns sopros cardíacos são normais e inofensivos. No entanto, algumas que são frequentemente ouvidas em cães idosos, podem ser o sinal de algum tipo de doença coronária.
Existem três tipos comuns de doença cardíaca: Defeitos congênitos detectados quando um filhote é jovem, Doença degenerativa das válvulas (vazamentos nas válvulas cardíacas) que afeta principalmente cães mais velhos ou de meia-idade e Perda de tecido muscular do coração que normalmente é observada em cães jovens ou raças de cães maiores de meia-idade. Detectar a doença exige que você, o dono do animal responsável, esteja atento a certos sinais, como dificuldade para respirar, tosse, intolerância ao exercício e abdômen inchado causado pela retenção de líquidos. Seu veterinário deve ser capaz de diagnosticar e verificar o murmúrio de seu cão com um estetoscópio. Você precisará sempre garantir que seu cão faça check-ups regulares e alertar seu veterinário caso perceba algum desses sintomas iniciais.
A doença cardíaca canina (CCD) também pode ser verificada por informações como tipo de raça, idade, radiografia de tórax, medições de pressão arterial e leituras de eletrocardiograma. Para um diagnóstico definitivo, é necessária uma ultrassonografia do coração do seu cão. Na maioria dos casos, o CCD pode ser tratado se detectado precocemente! Se você tem um filhote com defeito de nascença, geralmente a cirurgia pode eliminar o problema. Quando a doença cardíaca for detectada mais tarde na vida, esteja pronto para uma mudança e revisão completa do estilo de vida! Você precisará garantir que seu cão mantenha um peso saudável, mudanças de exercícios (mais ou menos dependendo da condição do seu cão), dietas cardíacas especiais e medicamentos específicos que seu veterinário lhe dará para dar ao seu cão para reduzir o estresse em seu cão devido a sua condição. Os cães que foram detectados precocemente podem ter um ótimo prognóstico com cuidados de longo prazo bem-sucedidos. No entanto, alguns cães não têm sorte, porque sua condição é grave ou seu CCD foi detectado tarde demais.
Seu prognóstico pode ser de apenas algumas semanas. Os alimentos mais saudáveis, os exercícios e os cuidados que você dá ao seu cão diminuem as chances de ele contrair a doença cardíaca canina. Quanto mais cedo for detectado, maior a chance deles sobreviverem! Os check-ups mais regulares (isso não significa ficar paranóico e levar seu cão toda semana, visitas regulares são boas) ou visitas imediatas, caso você note sintomas e a saúde geral do seu cão melhore do que a dos proprietários que negligenciam esses sinais precoces ou ignore as visitas regulares ao veterinário. Você deve isso ao seu amigo de 4 patas e a si mesmo para cuidar do coração, tanto emocional quanto fisicamente!
Empreendedor Digital; Curador de Conteúdo; Web Designer; Técnico em Informática, Designer Gráfico e Desenvolvedor WEB. A minha missão é deixar nossos clientes conectados compartilhando conhecimentos.